Apresentação

A ideia de fazer um Gap Year surgiu com uma proposta de financiamento total, por parte da Fundação Lapa do Lobo (FLL), à qual nós, Gonçalo Azevedo Silva e Tiago Marques, respondemos afirmativamente.

Nestes 7 meses de viagens, intervalados por 4 semanas em Portugal na altura do Natal e passagem de ano, vamos percorrer pelo menos 24 países e 3 continentes e muitos, muitos milhares de quilómetros.

Mas a nossa passagem não vai ser meramente turística e lúdica, o projeto envolve muito mais desafios e objetivos… Todos os países do mundo têm algo para nos ensinar, nuns – os bons exemplos que devemos seguir -, noutros – erros que não devemos cometer. Podemos apontar dois objetivos essenciais para este ano: primeiro, devemos, através das nossas publicações e partilha de testemunhos, transmitir aos nossos colegas, às futuras gerações, e mesmo aos adultos, que há mais caminhos possíveis para além do que é estabelecido como “normal” pela sociedade; em segundo lugar, abrir o mundo àqueles que não o conhecem, apresentando outras formas de pensar, outras culturas e outras realidades. Neste sentido, ao longo da viagem vamos contactar com autoridades autárquicas, culturais, desportivas, académicas e ambientais, de forma a aprender com tudo isso, para mais tarde podermos compartilhar toda essa informação e quem sabe ajudar a região onde nos inserimos. Para além disto, vamos ainda realizar trabalho de voluntariado em países como Nepal, com crianças órfãs, na Índia com leprosos, em Timor colaborando na construção de uma instituição de solidariedade social e, por fim, na Austrália, na conservação da sua fauna e flora.

Durante este ano, é também nosso objetivo dar a conhecer aos “nossos amigos” (todas as pessoas que tiverem a paciência de nos seguir, claro) todas as nossas aventuras e peripécias, através das Crónicas que regularmente vamos colocar no nosso blog. Essas crónicas são apenas reflexões interiores, pensamentos e divagações de todos os sentimentos e impressões que os vários países e culturas nos causaram.

É igualmente importante para nós que possam partilhar connosco opiniões e sugestões para tornar a nossa viagem mais produtiva e interessante. Podem fazer tudo isto neste blog, para isso basta clicar no separador Opiniões e Sugestões.

Esperamos que apreciem o nosso trabalho e que todos juntos consigamos, assim, aprender com o mundo!

28 respostas a Apresentação

  1. José Batista diz:

    Como já referi, embora eu vá perguntando e a mãe Isabel me vá pondo ao corrente, só agora é que tive contacto com esta “coisa”.
    E estou maravilhado com esta “coisa”, maravilhado e fascinado, pois não pode haver “coisa” melhor do que termos algo que nos ajude a ser melhor pessoa todos os dias.
    Posto isto uma “coisa” varre o meu pensamento, como é que vocês vão voltar depois de terem tido não sei quantos dias cheios de “coisas” que vos vão permitir serem melhores pessoas.
    Conhecendo-vos como conheço, ao Gonçalo um bocadinho melhor do que ao Tiago, só posso concluir que partiram dois “putos” porreiros e vão regressar dois sábios, que certamente vão fazer aquilo que toda a pessoa sábia faz, colocar o seu saber ao serviço do seu semelhante.
    Um abraço do tamanho do mundo e Bem-Hajam por me terem dado a oportunidade de hoje me emocionar e sentir um friozinho na barriga.

  2. Miguel diz:

    Eu descobri agora o vosso site e estou perplexo por finalmente encontrar alguém com este espírito. Ainda não li os vossos artigos, mas já percebi o conteúdo do site e das vossas jornadas e acho que o que estão a fazer é grandioso. Eu já viajei várias vezes e já estive em alguns lados e vários continentes, mas nunca chegando ao nível e teor que a vossa aventura tem.
    Pessoalmente acho que no futuro serão pessoas extremamente ricas e sapientes, pois só conhecendo todas as diferenças e todas as culturas poderemos conhecer e melhor discernir o que afinal está certo e errado. Nada melhor e mais enriquecedor do que ser cosmopolita. As vossas viagens valem por todas as bibliotecas no mundo! Boa sorte,

    Miguel Paiva

    • fllgapyear diz:

      Ficamos sempre felizes por ouvir as palavras que nos inspiram a continuar. Esperamos que tenha a oportunidade de ler os artigos e de ser um novo seguidor nesta nossa aventura. Sem dúvida que viajar enriquece bastante qualquer pessoa, ensina muito!

      Em jeito de curiosidade, como é que descobriu o site?
      Muito obrigado

  3. Adelaide Dantas diz:

    Olá Gonçalo e Tiago, como têm dado conta, de vez em quando venho espreitar a vossa página e fico maravilhada com os locais lindos que têm visitado, é uma experiência única e bastante enriquecedora, vocês merecem são uns “miúdos” maravilhosos, quaisquer pais se orgulhariam de ter uns filhos como vocês, eu tive a sorte de vos ter tido como alunos, com os quais passei momentos que jamais esquecerei, de grande cumplicidade e acima de tudo de muito respeito, o que nem sempre acontece com todos os alunos!…
    Desejo-vos continuação de boa viagem e cá vos esperamos para o Natal com muitas saudades!…
    Beijinhos e obrigada do fundo do coração por terem sido meus alunos.

  4. Adelaide Dantas diz:

    Olá Gonçalo e Tiago, de vez em quando vou espreitar a vossa página, fico maravilhada com os locais lindos que têm visitado!… é de facto uma experiência única e que vos vai enriquecer, vocês merecem, são “miúdos” espetaculares e vão saber, melhor que ninguém, tirar partido disso!…desejo-vos continuação de boa viagem e otimo regresso para o Natal, já estamos à espera e cheios de saudades!!
    Bjinhos para os dois e obrigada por terem sido meus alunos!

  5. Manuela Marques diz:

    Ola Gonçalo, ainda não tive tempo de ler todas as tuas cronicas o que espero fazer em breve.
    Penso que tudo esta a correr-te bem. Sei que já estiveste em varios paises, alguns dos quais conheço. Esta tua experiencia é extremamente enriquecedora. Acompanho-te com todo o meu carinho. Bjs, Manuela (madrinha do pai)

  6. Luis Fonseca diz:

    Abraço e tudo de bom para vocês.

  7. Obrigada! And there my language knowledge stops..🙂 It was nice to talk to you on the boat station, and hear about your trip! Wish you all good luck, an hope you are an big inspiration for all the youngs in Portugal. I just wanted to tell you about http://www.coachsurfing.com Great for travvelers. You look at peoples profile all over the world, and they offer either a coach to sleep on or to show you the city, drink coffee++ Its free and you get to meet great people:)

  8. Ahahah!! Ganda oportunidade! Se precisarem de dicas apitem! Já agora podem ver também o meu travel blog em http://www.travelwithmario.wordpress.com .

    Disfrutem!!

  9. Cremilde Figueiredo diz:

    Querido Gonçalo e amigo Tiago:
    Espalhem alegria por esse mundo fora! Tenho a certeza que quem se cruzar convosco não vai ficar indiferente. Admiro-vos! Desejo-vos a maior sorte.
    Um beijo grande
    Mila Figueiredo

  10. isabel azevedo diz:

    Até agora era um sonho… faltava um mês e meio, um mês, quinze dias… finalmente o grande dia! Começou hoje a grande jornada! Não tem sido fácil o dia… beijinhos, abraços com lágrimas à mistura. É um sentimento estranho, este o da saudade versus felicidade. A saudade é inevitável…, a felicidade por ver estes “meninos” serem agraciados por esta oportunidade que é única, mas como já alguém disse, nada é por acaso, eles vão saber merecer o voto de confiança que neles estão a depositar. Sei que são eles quem sairá a ganhar mais com esta vivência, mas também sei que estes “Meninos” que são lindos por fora, são principalmente LINDOS POR DENTRO. Também eles têm muito para oferecer, e vai ser principalmente na “2ª temporada” que eles vão perceber que afinal eles têm tanto e que por este Mundo fora há quem fique tão feliz apenas com um sorriso, um abraço ou até com um simples tijolo aplicado com cimento numa casa que abergará alguém que não tem tecto… Não tenho dúvida, os nossos “Meninos” vão regressar Homens.
    Sei que durante esta longa jornada (sim que para uma Mãe 8 meses são 240 longos dias), eles nos vão abrilhantar com episódios divertidos, mas também com outros de muita seriedade, quem os conhece sabe que estes rapazes levam a sério, tudo aquilo em que eles se envolvem.
    Meninos, nós estamos aqui para através dos Vossos olhos, tirarmos partido dessa “aventura”. Aproveitem e façam-nos sentir a nós Pais, um orgulho imenso (se é que é possível sentirmos mais) de saber que existem pessoas que em vocês apostaram e que no final destas duas temporadas vão sentir que valeu a pena.
    E a todos os Amigos e apoiantes do Gonçalo e Tiago o nosso muito obrigada, à Fundação Lapa do Lobo o nosso BEM HAJA (como costuma dizer um grande amigo meu e que diz tudo).

    • fllgapyear diz:

      Muito obrigado mãe e D. Isabel pelo seu/teu comentário. Claro que vamos dar o nosso máximo para que vocês, pais, se sintam muito orgulhosos e felizes por em nós terem confiado. Depois é óbvio que também vos temos de agradecer pois são vocês os primeiros responsáveis por este convite ter surgido, foram vocês que nos ensinaram que só com trabalho e dedicação é que se atingem os objetivos da nossa vida. O nosso muito obrigado à mãe Isabel, ao pai Nuno, à mãe Fátima e ao pai José, sem vocês e sem a vossa compreensão, nada disto era possível.

  11. Luis Fonseca diz:

    ………ontem……… dei-te o 1º doce, hoje dei-te um abraço. É com muita alegria que te vejo partir para uma das mais marcantes e importante viagem da tua vida. Vai concerteza trazer-me um Gonçalo novo, amadurecido, enriquecido, e acima de tudo com os valores humanos bastante fortalecidos. Vou esperar pelas crónicas, dentro das tuas possibilidades, penso que não vais ter muito tempo para relaxar. Como te disse “até logo”….. por aqui fico.

    Luis Fonseca

    • fllgapyear diz:

      Grande Primo,
      É uma promessa que vou aproveitar ao máximo tudo o que o mundo tem para nos ensinar, e tu sabes bem que é muito. Concerteza que vamos regressar outros homens, espero que muito melhores.
      Muito obrigado pelo comentário,

      Gonçalo Azevedo Silva

  12. João Paulo Dinis diz:

    Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo.

    Mahatma Gandhi

    Estou certo que esta experiência que vão viver, vos ajudará a entender ainda melhor que a aldeia global onde vivemos necessita de todos e cada um de nós, com os nossos defeitos e qualidades.
    Boas viagens e aproveitem todos os ensinamentos que a vida nos oferece.

    • fllgapyear diz:

      Sim, primo, estou seguro do mesmo. É com os defeitos e erros que se cresce e com as qualidades que se constrói. É isso mesmo, temos um mundo a aprender!

      Obrigado,
      Gonçalo Azevedo Silva

  13. Jorge Figueiredo diz:

    Eu sou dos que considero que a sorte ao invés de aparecer: busca-se, merece-se, procura-se e inúmeras vezes com a ajuda da persistência encontra-se.
    Chegados a este ponto, importa agora usufruir a oportunidade em toda a sua plenitude, porque vão ter a RARA (as maiúsculas são propositadas) oportunidade de vivenciar in loco uma experiência de uma riqueza ímpar e irrepetível.
    Estou absolutamente convicto que esta experiência, permitir-vos-á regressar muito mais enriquecidos e aptos a enfrentar os desafios pessoais e profissionais que a vida vos augura.
    Assumo publicamente que com enorme agrado anexei este endereço electrónico na barra dos favoridos do meu computador. Escusado será dizer que vou cobrar-vos a sua constante actualização.
    Aproveitem a oportunidade, porque tudo fizeram para a merecer.
    Cordialmente
    Jorge Figueiredo

    • fllgapyear diz:

      Caríssimo Jorge,
      Antes de mais, agradeço a confiança e a força que transmitiu através de todas essas palavras. Depois, gostaria de corroborar esse mesmo conceito de “sorte”. Eu acho que nós somos a prova viva disso, e, pretensiosismo à parte, foi o facto de nós não ficarmos sentados no sofá e de irmos para as várias batalhas que se sucederam na nossa vida, que nos impulsionou para este grande desafio. Sem dúvida que atrás de uma oportunidade está sempre uma outra oportunidade.
      É também uma verdade inquestionável que todas estas aventuras nos vão dar muito “calo” e com isto quero dizer experiência traduzida por uma facilidade muito maior de resolver problemas que nos possam surgir, particularmente na vida ativa. Como dizia Gonçalo Cadilhe, <> [?].
      E fique descansado, vamos dar o nosso melhor para, todos juntos, conhecermos o mundo!

      Muito obrigado

  14. Gena diz:

    Gonçalo e Tiago!
    Vou seguir atentamente através desta página a vossa aventura, e espero que através das vossas palavras, eu consiga tambem aproveitar um pouco, do muito que vocês vão viver!
    Vai ser uma experiência unica por isso aproveitem-na ao máximo! Vão sair daqui uns meninos e de certeza que virão uns Homens! Que esta viagem sirva para vos tornar uns Homens ainda melhores do que os meninos que hoje são, se é que isso é possivel!
    Tudo de bom para vocês!

    Beijinho grande
    Gena

    • fllgapyear diz:

      Gena, muito obrigado pelo teu comentário.
      É exatamente esse um dos objetivos da nossa viagem- levar os nossos “leitores” a perceber e conhecer o mundo através das nossas refleções, tornando-vos, de certa forma, igualmente viajantes!
      Claro que sim, vamos aproveitar ao máximo e crescer bastante.

      Beijinhos

  15. Alexandre Sousa diz:

    Obama disse “Yes, we can”. Eu digo ” I believe” . Sim, acredito nos nossos jovens. E acredito porque hoje têm oportunidades que no meu tempo ( e dos vossos pais – querida Isabel e amigo José António) seriam impensáveis. A oportunidade que vão ter e que muitos jovens têm hoje ( interrail´s etc) só podem fazer com que a s vossas cabeças venham a pensar e decidir melhor do que as cabeças que construiram o mundo actual. Aquilo que temos hoje é resultado das más decisões daqueles que foram jovens há 20,30 ou 40 anos,e não da atual juventude como muitos nos querem fazer acreditar. Virão, no fim da vossa viagem pessoas diferentes. Pelo que li nos vossos perfis o Tiago pretende voltar á sua terra natal o que se compreende perfeitamente. Assim,especialmente para o Gonçalo, e já que te pretendes estabelecer na nossa querida terra, prepara-te para quando retornares cheio de novas ideias e teorias, encontrares muros bem altos a irem contra as tuas pretensões. Espero que nunca te falte coragem para os trepares. Caros Gonçalo e Tiago, aproveitem.Desejo-vos o que sempre desejei aos vossos pais e amigos. TUDO DE BOM.

    • fllgapyear diz:

      Alexandre, é muito confortante para nós ouvir essas palavras. Elas recordam-me uma conversa que tive contigo a seguir ao exame de matemática, lembras-te? Dizias-me para me acalmar porque às vezes as coisas corriam mal e que um dia iríamos perceber que talvez até tenha sido bom as coisas correrem daquela forma. Bem, nunca me vou esquecer de tais palavras porque isso realmente aconteceu.

      Um grande abraço,
      Gonçalo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s