Um primeiro ensaio

Tudo começou com um mero telefonema no dia 14 de Agosto, pelas 13.00h, um dia depois de chegar de uma colónia de férias, em Inglaterra. Na noite anterior tinha saído com o Tiago Marques, mais conhecido por Rato, o meu futuro acompanhante de viagem. Nesse início de tarde acordei sobressaltado com o toque do telemóvel, que atendi ainda com voz de ressaca. Pensava eu que era um senhor da Câmara e só passados 5 minutos de conversa é que me apercebi que era o Dr. Torres da Fundação Lapa do Lobo (FLL). Queria-me falar da minha conferência nas instalações da FLL sobre o conceito de Gap Year, dizia ele que tinha “uma proposta engraçada”…

Tivemos uma primeira reunião à frente do mapa-múndi onde, para mim, tudo se tornou surpreendentemente claro – a FLL acabava de me propor o financiamento de um Gap Year! Toda uma serie de pensamentos me passaram pela cabeça, estava agora ao meu alcance um sonho para mim inatingível há uns meses atrás. Daí à extensão do convite a uma segunda pessoa foi um curto passo. Tinha agora de optar entre dois grandes amigo que sempre permaneceram ao meu lado em todas as maratonas – o Rato e o Tiago Vieira.

Acabámos por tirar à sorte, ao “melhor de onze” no conceituado jogo: “pedra-papel-tesoura”. Devo apontar para o facto do derrotado pela sorte – Tiago Vieira – ter sempre esboçado um sorriso perante a situação – um grande Homem!

A partir daí, passámos a ser dois viajantes ansiosos por aprender com o mundo, tendo em consciência que iríamos perder um ano de Ensino Superior teórico, mas com a certeza de que iríamos ganhar o melhor ano das nossas vidas.

Gonçalo Azevedo Silva e Tiago Marques

P.S.: Outras crónicas virão e quando não as entenderem, experimentem lê-las em voz alta. Somos apenas dois jovens, cheios de alma, que ambicionam relatar as cores do mundo!

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

4 respostas a Um primeiro ensaio

  1. Olá,
    Gostaria de vos expressar a minha surpresa e o meu agrado por esta aventura que agora iniciam. O mundo está ái para que o conheçam e, quem sabe, vos convide para contarem a outros as vossas experiências (bem, não todas, que há experiências que não se contam…)
    Da minha parte, um grande abraço e o meu desejo de que tudo corra pelo melhor. Do que precisarem da minha parte, disponham.
    Ricardo Oliveira (vosso ex-prof, agora amigo)

    • fllgapyear diz:

      Caro prof.,
      O professor sabe bem o apreço e respeito que nós temos por si pois sempre nos acompanhou em todas as batalhas no Parlamento dos Jovens – dois anos nos quais certamente evoluímos muito a nível político, muito por sua responsabilidade. O prof. será sempre um amigo e um bom apoio.

      Grande abraço

  2. Tiago Vieira diz:

    Sem dúvida que será uma experiência única que vão ter na vossa vida durante estes próximos tempos. E não tenho a menor dúvida que a vão aproveitar ao máximo. Como dizem em cima, vão perder um ano de Ensino Superior, mas vão ganhar muitos anos de maturidade e postura cívica com todas as experiências e com tudo aquilo que irão aprender nestes meses.

    Quanto à minha referência no texto, é verdade que não sou muito bom jogador no pedra-papel-tesoura lol e devo dizer que fiquei bastante feliz pelos dois, e nada triste por não me ter calhado a sorte. Apenas fiquei triste por saber que vou ficar longe de vocês durante uns tempinhos, mas pronto um dia vamos formar uma empresa aqui no Carregal e ainda temos muito que aproveitar.

    Boa Sorte rapazes!!!

    TV😉

    • fllgapyear diz:

      Grande Vieira,

      Tu, com a tua experiência de vida, tens-nos ensinado a sorrir para a vida mesmo quando ela não é tão grata como nós consideramos que deveria ser, és sem dúvida um grande exemplo para nós.
      Sim, a separação temporária não vai ser fácil, mas isso não impede que prolonguemos a nossa amizade para a eternidade. Sempre juntos!

      Grande abraço,

Deixe uma Resposta

